Oásis - comércio e lazer

Projeto realizado para a disciplina de Projeto Comercial I - do curso de Arquitetura e Urbanismo da UCDB/MS - em grupo com os acadêmicos Carlos Gonçalves Jr. e Aleida Batistoti

Trabalho universitário para a disciplina de Projeto Comercial I realizado em grupo com os acadêmicos Carlos Gonçalves Jr. e Aleida Batistoti do curso de Arquitetura e Urbanismo - UCDB/MS
 
Oasis é um centro comercial diferenciado, muito mais integrado com a sociedade, muito mais amplo em atividades de convívio social e comércio. Sua estrutura aberta e acolhedora proporciona uma interatividade maior do cliente ao mesmo tempo que o abriga e oferece diversos tipos de serviços. Para os lojistas e empreendedores o espaço comercial oferece ampla gama de metragem para os espaços comerciais e opções pontuais e exclusivas para eventos ocasionais.
 
Pela entrada no subsolo na rua Levinda Ferreira o Oasis oferece vaga para 46 carros, 10 motocicletas e 10 bicicletas, com fácil acesso e circulação entre as vagas. No mesmo pavimento ele dispõe da sala de administração do empreendimento, elevador para clientes e que em horários específicos serve como suporte para transporte de mercadorias, assim como duas vagas de carros à frente para eventual carga e descarga. Do lado do acesso as escadas para o térreo o Oasis oferece uma ampla sala multi uso, de convenções com espaço para coffee-break e banheiros para palestras, eventos de categorias que necessitam de um espaço confortável e de fácil acesso.
Pela entrada principal de pedestres através da esquina da rua Sete de Setembro, o cliente se depara com um amplo átrio com jardins e bancos para convívio, onde o mesmo consegue visualizar todas as lojas da fachada devido a curvatura do edifício que acolhe as pessoas que ali permeiam. O átrio servirá como apoio para eventos abertos e de exposição que inclusive é possível ser visto até pelo ultimo pavimento.
Ao todo, o térreo oferece 15 lojas comerciais com pé direito duplo, sendo 8 na fachada, banheiros amplos e escadas rolantes, além de uma boa circulação de vento e uma sala para administração e estocagem de materiais. Subindo pela escada convencional nota-se a iluminação natural pelo vidro na parede, ao chegar no pavimento superior, há uma praça de alimentação que suporta mais de 50 pessoas com 4 lojas alimentícias, amplos espaços de circulação e duas lojas âncoras, que são lojas com maior circulação de consumidores, banheiros e vestiário para os profissionais. A sacada no sentido do átrio aumenta a sensação de espaço aberto e integração com a rua, que também servem de apoio para mostruário externo das lojas âncoras. O piso de vidro translúcido no meio da praça auxilia na iluminação natural no térreo, assim como no ultimo pavimento que conta com a outra parte das lojas âncoras para venda e estocagem, além de banheiros e vestiários também.

O ultimo pavimento utilizou-se o conceito de terraço-jardim afim de propiciar um uso constante para lazer, ou seja, um espaço com dois quiosques de alimentação, grandes jardins e bancos e um pequeno palco para música que têm como objetivo a permanência maior dos usuários em um momento de relaxamento em um ambiente arborizado, climatizado naturalmente e com a disposições de vários bebedouros servindo água gelada aos clientes e profissionais.
Obrigado pela atenção
Back to Top